LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA PARA O CONHECIMENTO (LIBER)

Artigo O Laboratório Multiusuário de Pesquisa LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA PARA O CONHECIMENTO (LIBER), sediado no Departamento de Ciência da Informação, Centro de Artes e Comunicação (DCI/CAC), é uma instalação de apoio à pesquisa que congrega equipamentos e que oferece serviços aos usuários, executados por docentes e técnicos especialistas e/ou pelos próprios usuários, após treinamento, e sob supervisão de docentes e/ou técnicos especialistas, visando otimizar o uso desses equipamentos.

  • §1º O Laboratório Liber funciona em sala de 75 metros quadrados, localizada no segundo andar do Centro de Artes e Comunicação (CAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Esta sala possui 3 subdivisões: uma sub sala pequena para atividades online (webconferências) separada por portas de vidro; outra sub sala denominada SALA DE SERVIDORES, onde funcionam os servidores web e de armazenamento, com seus respectivos no-breaks (sala de acesso restrito); e uma área maior, ampla, sem subdivisões onde está o maquinário de uso comum, as estações de trabalho disponibilizadas para docentes, técnicos e usuários, além de dois espaços para reunião. Os espaços para reunião tem duas formatações diferentes: uma mesa com seis cadeiras (podendo acoplar até 8 cadeiras com conforto) e um espaço mais informal, em formato quadrado, com sofá e cadeiras avulsas.
    Artigo 2º Os equipamentos que fazem parte do LaMP LIBER são de uso dos docentes e técnicos especializados, podendo ser utilizados também por usuários internos ou externos à UFPE, após treinamento e sob supervisão de docentes ou técnicos especializados sob agendamento (com exceção dos equipamentos alocados na sala de servidores que são de USO EXCLUSIVO dos técnicos especializados). Estes equipamentos serão listados no website da PROPESQI e em website próprio do LaMP, estão descritos abaixo:
    EQUIPAMENTO                               QUANTIDADE
    Scanner – CONTEX IQ 4400–Digitalização de plantas e mapas (tipo plotter) 01
    Scanner Planetário KIRTAS
                       PC – Servidor do KIRTAS JMCS
                       PC – storage do KIRTAS-HP
    01 
    01
    01

    Scanner Planetário – ZEUTSCHEL

                       PC-Servidor do ZEUTSCHEL (Dell)

    01
    01
    Scanner FUJITSU Fi-6770A 01
    Scanner e impressora multifuncional RICOH mod Afício MP 6001 01
    Scanner e impressora multifuncional LEXMARK- mod. MX 611 de 01
    Scanner SCANSNAP –SV600 05
    Impressora HP – Designjet T520 01
    Impressora HP – Designjet T520 01
    Notebook – Lenovo 7.400 01
    Computador –Desktop HP, com monitor de 19’’ (AOC) e teclado e mouse 03
    Computador IMAC(Apple), com teclado e mouse sem fio. 02
    Computador -Desktop, com Monitor de 19’’ (ACER) e teclado e mouse HP. 01
    Servidor Web (liberserver) 01
    Servidor de armazenamento conectado à STORAGE de armazenamento com capacidade de 30TB (liberstorage) 01
    Smart tv Samsung 42’’ cor preta 01
    Retroprojetor Epson (multimedia) 01
    Tela de retroprojeção – Marca VISOGRAF 01
    NoBreaks 05
    Estabilizadores 10

Artigo Novos equipamentos adquiridos pelo LaMP ou por outras unidades da UFPE poderão ser vinculados ao LaMP LIBER após aprovação do Comitê Gestor, referendada pelo conselho ou pleno da(s) Unidade(s) sede e serão registrados em adendos a este regimento.
Artigo 4º – Política de acesso aos equipamentos.
Para usuários de Instituições ou empresas externas a UFPE será necessária a formalização de Convênios ou documentos correspondentes para poderem fazer uso do laboratório.

  •  – O uso do laboratório por usuários internos ou externos à UFPE poderá ocorrer após capacitação destes com docente ou técnico especializado do laboratório, que deve ocorrer de acordo com um agendamento prévio e deve contar com a supervisão de docente ou técnico especializado. Apenas em casos excepcionais, devidamente autorizados e documentados, os usuários internos ou externos à UFPE poderão fazer uso do laboratório sem a devida supervisão técnica.
  • Para agendar o uso dos equipamentos do laboratório é necessário o agendamento via preenchimento e envio de formulário específico (disponibilizado de forma eletrônica no site do laboratório) com no mínimo 48h de antecedência. O agendamento deverá ser confirmado por docente ou técnico especializado do laboratório, para que o uso possa ocorrer;
  • A prioridade do agendamento obedecerá à seguinte ordem: docentes e técnicos do Departamento de Ciência da Informação, usuários internos à UFPE e usuários externos à ufpe;
  • Os agendamentos só poderão ser realizados dentro do horário de funcionamento do laboratório (segunda à sexta das 9h às 19h), salvo acordos realizados e documentados com a coordenação do laboratório.
  • Em horários previamente divulgados de realização de reuniões fixas semanais de grupos de pesquisa do Departamento de Ciência da Informação ou de treinamentos/aulas especializadas não poderão ocorrer agendamentos.
  • O usuário ficará responsável pela execução do serviço que necessite, uma vez que o laboratório não tem técnicos para esta Salvo projetos executados em parceria e devidamente registrados e documentados.
  • O usuário será responsável pelo conserto do equipamento e/ou reposição de peças em caso de danos eventuais causado por ele.
    Artigo O Comitê Gestor terá sua composição e atribuições em consonância com a resolução 06/2020 do CONSAD e será indicado com mandato de 2 anos. No caso de serem necessárias alterações na composição do comitê gestor, estas serão propostas pelo pleno do Departamento de Ciência da Informação à PROPESQI.

     Artigo São competências do Comitê Gestor:

  • As definidas explicitamente pela resolução 06/2020 do CONSAD I – gerir o Laboratório Multiusuários de Pesquisa;
  • – elaborar projetos e buscar financiamento junto a órgãos de fomento para o funcionamento Laboratório Multiusuários de Pesquisa;
  • – administrar o website próprio do LaMP ou aquele fornecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, para gerenciamento de seus serviços;
  • – zelar pelo acesso aos serviços do LaMP, conforme disposto em regimento;
  • – garantir a otimização e manutenção dos equipamentos da Central Multiusuário; VI – decidir sobre o procedimento de manutenção e conserto dos equipamentos, definindo critérios e prioridades na utilização das receitas;

VII – propiciar consultoria e apoio técnico aos pesquisadores para o uso dos serviços; VIII – elaborar as propostas de fixação de taxas para custeio básico de manutenção e de reagentes, no âmbito dos projetos, a serem submetidas às Unidades Acadêmicas;

  • – avaliar solicitações de inclusão de equipamentos e serviços propostos pelas unidades acadêmicas e órgãos da Universidade;
  • – elaborar os relatórios de uso dos equipamentos e físico-financeiro do LaMP;
  • – registrar informações atualizadas sobre o LaMP no sistema eletrônico da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, incluindo informações sobre seus equipamentos e responsáveis e sobre os membros do Comitê Gestor e da Comissão de Usuários.

    Artigo – A Comissão de Usuários terá mandato de dois anos e será formada para atuar como órgão regulador/interlocutor do Laboratório Multiusuários de Pesquisa e será constituída por um conjunto de pesquisadores encarregados de acompanhar e avaliar o funcionamento e a adequação dos procedimentos de uso da infraestrutura do LaMP e o seu modelo gestão. E  será composta, com base na Resolução 06/2020 do CONSAD, por:
    I – O Vice-Coordenador do LaMP, como presidente;
    II- 1 (um) membro do corpo técnico do LaMP; e
    III- 3 (três) ou mais pesquisadores usuários do LaMP.
    IV- O chefe ou vice-chefe do Departamento de Ciência da Informação.

    §1º A Comissão de Usuários terá participação de dois membros da Rede Memorial, vinculados a diferentes instituições.
    §2º A Comissão de Usuários terá participação de um representante de instituição externa ou órgão interno que esteja com convênio de parceria ou colaboração com o LIBER (ou equivalente), no período de vigência da Comissão.
    §3º No caso de serem necessárias alterações na composição do comissão de usuários, estas serão propostas pelo pleno do Departamento de Ciência da Informação à PROPESQI.
    §4º À exceção do presidente da Comissão, é vedada a participação de membros do Comitê Gestor na Comissão de Usuários.
    §5º A comissão e usuários será nomeada mediante portaria emitida pela PROPESQI.

    Artigo – São competências da Comissão de Usuários:

    I.- avaliar o cumprimento da garantia de acesso dos usuários aos serviços das plataformas de apoio, de acordo com o regimento do laboratório;
    II- monitorar junto ao Comitê Gestor a cobrança de valores para os serviços e uso de insumos e reagentes; e
    III avaliar o funcionamento do LaMP frente a sugestões, reclamações e propostas vindas dos demais usuários do LaMP, por meio de questionários e pelo atendimento individualizado aos usuários quando solicitado por estes, desempenhando também a função de ombudsman.
    Artigo O Comitê Gestor reunir-se-á com a Comissão de Usuários periodicamente, em sessões ordinárias semestrais, e extraordinariamente, quando necessário, a critério do Coordenadordo Comitê Gestor ou por solicitação de 2/3 dos membros da Comissão de Usuários, devendo manter os registros dos atos das sessões, em ordem cronológica e numeradas.
    Artigo 10º – O LaMP LIBER não tem fins lucrativos, porém terá planejamento financeiro para sustentabilidade da oferta dos seus serviços por meio dos seguintes mecanismos:
    – cobrança de taxas dos usuários para custeio e manutenção (sim ou não, podendo ter três categorias de usuários e faixas de valores como UFPE, outras ICTs outros entes privados)
    – repasse de recursos próprios das unidades acadêmicas e/ou outras formas de Para ser editado
    – prospecção de projetos multiusuários/receber repasse de recursos via programas de pós-graduação (sim ou não?),
    Artigo 11º. Os casos omissos que não possam ser resolvidos pelo Comitê Gestor, serão resolvidos pela Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação, ouvidos os Comitês Gestores, as Comissões de Usuários dos Laboratórios, e as respectivas unidades de vinculação dos mesmos.