Projeto Cultural Inventário do Arquiteto Armando de Holanda

 

O acervo documental do escritório de Armando de Holanda Cavalcanti, doado pela família do arquiteto ao departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco, é formado por cerca de 1500 documentos, contendo  projetos de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, além de desenhos, croquis e memoriais de projeto desenvolvidos durante os anos de atuação do seu escritório. Toda a coleção encontrava-se em franco processo de deterioração, devido, sobretudo, às condições inadequadas de armazenamento às quais estava submetida. Urgia, portanto, uma iniciativa que promovesse não só a conservação deste material mas também a sua divulgação, incentivando novas pesquisas e o reconhecimento do valor patrimonial da arquitetura moderna em Pernambuco.

 

O Projeto Cultural Inventário do Arquiteto Armando de Holanda é uma parceria do Laboratório da Imagem de Arquitetura e Urbanismo (LIAU) e do LIBER, ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) juntamente com a FUNDAJ, através do edital Funcultura 2013. 

Inicialmente todo o material doado econtrava-se armazenado em tubos e caixas de papelão, geralmente dobrados e enrolados. Na primeira etapa do trabalho foi realizada uma contagem e catalogação inicial de todas as pranchas presentes no acervo, respeitando a organização realizada pelo próprio arquiteto no momento do armazenamento. 

Primeira Etapa

(reconhecimento e catalogação)

Com o auxílio de profissionais especializados, teve início o processo e higienização das plantas. Foram removidas possíveis sujidades do material, além de fitas adesivas, elásticos e grampos metálicos. Após este processo, foram realizados os reparos: planificação das plantas dobradas, enroladas e amassadas além de aplicação de fita de restauro nos trechos rasgados ou perfurados.

Segunda Etapa

(higienização e pequenos reparos)

Terceira Etapa

(digitalização)

Após higienização e reparo de todo o acervo iniciamos o processo de digitalização dos projetos. Foram gerados dois arquivos digitais para cada prancha, sendo um em formato .JPEG e outro em Formato .TIFF. O equipamento utilizado para este procedimento foi um scanner do tipo flatbed, modelo Colortrac SmartLF SC 42.

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Quarta Etapa

(armazenamento)

As pranchas originais foram armazenadas em dois tipos de suporte: Tubos de PVC e Mapoteca. A distribuição do material foi realizada de acordo com as dimensões de cada projeto, sempre obedecendo os padrões estipulados pelas normas da conservação de documentos.  Os documentos estão sob a tutela do departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco.