IV Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (EBBC)

Universidade Federal de Pernambuco

May 14, 2014 – May 16, 2014


A Bibliometria e a Cientometria têm na informação científica e tecnológica seus principais objetos de investigação, configurando-se como campos científicos relativamente novos. Internacionalmente elas já se encontram mais organizadas desde os anos 60 e 70. No Brasil os estudos iniciaram na década de 70.

O processo de consolidação tem sido conduzido por pesquisadores da Ciência da Informação e também de outras áreas. Essa característica multidisciplinar ficou evidenciada na primeira e na segunda edição do Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, realizadas no Rio de Janeiro e em São Carlos – SP, em 2008 e 2010, respectivamente, quando participaram pesquisadores de diferentes áreas da ciência que desenvolvem pesquisa sobre o tema.

Devido a uma demanda crescente pela temática, buscou-se dar continuidade aos estudos nesse campo de conhecimento, então, em 2012, na cidade de Gramado(RS), os estudos se aprofundaram em busca de uma maior compreensão d as nuances e da diversidade das áreas de Bibliometria e Cientometria no intuito de unificar os esforços e consolidar a identidade acadêmico-científica no país. O III EBBC marca definitivamente a força do evento, com um público médio de 170 pessoas, obteve 115 trabalhos submetidos de pesquisadores de todo o país e até de outras nações.

Nas três edições do EBBC foram abordados assuntos como: aspectos teóricos e metodológicos; caráter multidisciplinar dos estudos cientométricos; indicadores bibliométricos e cientométricos para a política e gestão de CT&I; interface com a sociologia e a história da ciência; redes sociais e bibliometria.

Após esses encontros, a comunidade científica da área percebeu uma maior interação e mobilização entre os estudiosos e grupos de pesquisa. Notadamente os EBBCs proporcionaram um maior diálogo entre os pesquisadores, aprofundar a discussão de assuntos relacionados à ciência brasileira e aperfeiçoaram os métodos e técnicas aplicados à área.

 

 


Informações sobre a Conferência



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .