CTCM - Histórico

            O Laboratório Liber e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco organizam, desde 2011, o evento científico bianual Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória (CTCM). O evento reúne pesquisadores, profissionais, estudantes e empreendedores do campo da gestão da informação com o objetivo de promover o intercâmbio de idéias, difundir a pesquisa, metodologias, tecnologias aplicadas a preservação da memória e do patrimônio cultural. A Conferência CTCM tem como missão se tornar um fórum de referência na reflexão de processos inovadores para gestão do patrimônio memorial e cultural.

CTCM 2011

              A primeira Conferência CTCM foi realizada em 2011 em estreita colaboração com a Conferência Internacional de Estratégias Digitais para o Patrimônio (DISH) e com o apoio do Ministério das Relações Exteriores dos Países Baixos e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). O evento reuniu no Instituto Ricardo Brennand cerca de 250 pessoas, entre palestrantes, convidados, profissionais e estudantes. Um marco fundamental desta conferência foi a criação da Rede Memorial ou Rede Nacional das instituições comprometidas com políticas de digitalização dos acervos memoriais do Brasil.

CTCM 2013

               A segunda edição da conferência CTCM, em 2013, enfatizou o debate sobre as tendências contemporâneas e os problemas estratégicos que envolvem a tecnologia aplicada à gestão da memória no âmbito da Ciência da Informação e domínios afins. Foram discutidas as tendências universais para o tratamento, organização, difusão e acesso à informação registrada e o papel das networks no desenvolvimento de processos colaborativos. Nesse ano, em paralelo com sua programação, o evento sediou o Fórum da Rede Memorial e contou com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).

CTCM 2015

             Na terceira edição, o CTCM ampliou a discussão acerca de problemas estratégicos que envolvem a gestão, preservação e acesso da memória registrada em meio digital, com ênfase no debate sobre as principais tendências contemporâneas em soluções colaborativas especialmente na curadoria de bens culturais em rede.

CTCM 2017

              Em sua quarta edição, a exemplo de outros eventos da área de Ciência da Informação, a Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória - CTCM, incentivou instituições de pesquisa, organizações, gestores, investigadores, bibliotecários e equipes de Tecnologia da Informação a explorarem seus papéis e responsabilidades nos processos de gestão de dados de dados abertos (open data) e de pesquisa, do inglês,  Data Management (DM). Dessa forma, se discutirá a gestão de dados abertos e de pesquisa em todas as suas nuances, além da implantação de políticas públicas relacionadas a essa gestão, à cultura e à preservação da memória.

CTCM 2019

                 Nesta quinta edição, a Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória (CTCM),  debate sobre a temática: "Perspectivas em redes colaborativas: Memórias, Culturas e Tecnologias. Trazendo aos participantes, palestras com pesquisadores como Dalton Lopes da Universidade de Brasília(UNB), Pedro Puntoni da Universidade de São Paulo(USP), Nathalia Henrich, Diretora da Biblioteca Oliveira Lima de Washington-DC(USA), Lourival Holanda, Diretor da Editora Universitária da UFPE, bem como outros pesquisadores membros da Universidade Federal de Pernambuco.