Faça sua pesquisa:





O Projeto

Monummenta Hygínia

O título Monummenta Hygínia presta uma homenagem ao erudito pernambucano Dr. José Hygínio Duarte Pereira que entre os anos de 1885 e 1886 esteve nos países Baixos, em missão delegada pelo Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano – IAHGP, e Governo Provincial para coletar manuscritos de interesse histórico, referentes ao período de ocupação neerlandesa no Nordeste do Brasil no século XVI. O trabalho do Dr José Hyginio permitiu a formação de uma coleção - 32 volumes em 11.500 páginas manuscritas em língua holandesa – hoje depositada no Instituto Pernambucano. O projeto Monummenta Hyginia, portanto, tem por objetivo prover o livre acesso esta coleção.

A iniciativa cuida da publicação das fontes coletadas pelo Dr. José Hygino ( Dagelyksche Notulen der Horge Regeering in Brazilie 1635-1654), traduzidas de forma sistemática para língua portuguesa. As Nótulas Diárias do Alto Governo Neerlandês no Brasil , são o registro do governo da Companhia de Comércio que oficializavam os atos da ocupação neerlandesa no Brasil na forma de um diário corrente, aspecto salientado no relatório do Dr. José Hygino de 1886: “uma crônica minuciosa do governo holandês no Brasil” . As Nótulas Diárias, equivalem aos modernos diários oficiais que dão lume impresso a burocracia dos governos.

A iniciativa contou com o suporte financeiro da Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil e do Sistema de Incentivo a Cultura do Estado de Pernambuco. Os recursos destinaram-se a cobrir despesas relativas ao pagamento de serviços especializados de digitalização da coleção; digitação dos manuscritos em língua neerlandesa e tradução para o português.

Equipe Técnica:

Coordenador do Projeto: Marcos Galindo
Coodenador de tecnologia: Ney Dantas
Desenvolvimento: Cleiton Lima
Web Design: Felipe Breyer

Projeto ligado ao Liber