Faça sua pesquisa:





Quem sou?

José Hygino Duarte Pereira

José Hyginio Duarte Pereira nasceu em 22 de Janeiro de 1847, filho do Dr. Luiz Duarte Perei ra e D. Carlota Hygino e neto de Jose Hygino Miranda, “extremado liberal na luta de 1848”. No seu terceiro ano de faculdade se alistou como voluntário da pátria para combater no conflito do Paraguai, não logrando, contudo, o intento, por ser considerado de “compleição fra ca”.

Formou-se no ano de 1867 e e m 1874 casou com a filha do Barão de Palmares, D. Margarida da Câmara Duarte Pereira, com quem teve 6 filhos. Em 1876 e doutorou-se e foi nomeado Juiz municipal em Desterro, atual Florianópolis, Santa Catarina onde iniciou sua carreira política como deputa do provincial. No mesmo ano foi reconduzido ao Recife para ocupar o cargo de Juiz substituto e assumir o posto de professor substituto da Faculdade de Direito. Em maio de 1878 se demitiu do cargo de juiz para assumir a Secretaria da Presidência da Província de Pernambuco.

Até então a historia do domínio Holandês no Brasil, contava ape nas com trabalhos de Pieter Marinus Netscher, “Les Holandais au Bresil” publicada em 1853, e a monografia de Francisco Augusto Varnhagen As Lutas dos Holandeses no Brasil, impressa em duas edições (1871 e 1872). Se apercebendo do hiato na historia colonial Hygino se propôs a contribuir, aproveitando-se de sua habilitação a língua germânica. Em 1884 e 1885, com base no relatório de Ramiz Galvão, planejou sua pesquisa , estudou holandês e em abril de 1885 viajou para os Países Baixos onde consultou os arquivos da Velha Companhia das Índias Ocidentais indicados por Galvão. Em 1886, p or perseguição dos monarquistas pernambucanos foi forcado a retornar ao Brasil . Nos anos seguintes Hyginio trabalhou na tradução de tex tos que havia copiado na Holanda, tendo publicado algumas poucas peças quando foi surpreendido pelo advento da Republica. Em 1890 traduziu os primeiros livros da obra de Joannes de Laet, “ Historia ou Annaes dos Feitos da Companhia Privilegiada das Índias Occidentaes desde o seu começo ate o fim do anno de 1636. ( Yaerlyck Verbael' der West-Jndische Compagnie )”, trabalho interrompido quando, em 1891, foi eleito Delegado do Povo por Pernambuco para o cargo de Senador. A tradução da obra de De Laet foi concluída após sua morte por Pedro Souto Maior e publicada em 4 volumes dos Annaes da Bibliotheca National do Rio de Janeiro .

Como Delegado do Povo s e valeu da experiência jurídica e bagagem histórica, s eu espírito iluminado o elevou rapidamente ao estrelato no parlamento. Foi eleito como um dos 21 parlamentares que compuseram a comissão reunida para dar parecer sobre o projeto de constituição republicana envia da pelo governo. Quando presidente Deodoro da Fonseca dissolveu o Congresso , José Hygino foi o redator do manifesto do Parlamento que se rebelava contra a arbitrariedade. Em novem bro de 1891, c om a renuncia de Deodoro e a ascensão de Floriano Peixoto, e lhe é confiada a pasta da justiça que ocupou até 10 de fevereiro de 1892. Jose Hyginio acumulou ainda os Ministérios do Interior e da Instrução Pública, estes exercidos por um ano, quando foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal. Em seguida abandonou a vida pública para montar sua banca de advocacia no Rio de Janeiro, ocasião em que pretendia retomar o trabalho de historiador. Mesmo f ora do Governo, manteve seu prestigio. Quando a repúbli ca necessitou de uma “Consolidação das Leis da Justiça Federal” comissionou Hygino para a executar. Em 1901 Campos Salles lhe confiou a missão de Delegado Enviado Extraordinário e Ministro Plenipoten ciário e Vice-presidente da Segunda Conferencia Pan-americana , reunida na cidade do México . Nesta ocasião se tratava da codificação do Direito internacional publico e privado, com jurisconsultos americanos e europeus.

Longe da pátria e c om 54 anos incompletos , a morte o encontra Hygino . Em 11 de dezembro de 1901 noticiava o periódico Mexicano El Pais: a sentida morte do senhor Professor Dom Hygino Duarte Pereira delegado da Republica do Brasil e Vice-presidente do Congresso Pa n-americano. Faleceu de pneumonia as quatro da tarde no aposento que ocupava no Hotel São Carlos,... ” .