Projeto Resgate
 
 


Assessor Especial: Embaixador Vladimir Murtinho ( in memoriam )

Coordenadora Técnica: Esther Caldas Bertoletti

O Projeto Resgate de Documentação Histórica Barão do Rio Branco (Projeto Resgate) foi criado institucionalmente, em 1995, por meio de protocolo assinado entre as autoridades portuguesas e brasileiras no âmbito da Comissão Bilateral Luso-Brasileira de Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental (COLUSO). Tem como objetivo principal disponibilizar documentos históricos relativos à História do Brasil existentes em arquivos de outros países, sobretudo Portugal e demais países europeus com os quais tivemos uma história colonial imbricada.

Desde 1996, o Ministério da Cultura coordena o Projeto Resgate, iniciativa bilateral Portugal/Brasil conduzida no contexto das comemorações dos 500 anos do descobrimento.


Resgate Pernambuco: composta por cópias de mais de 200 mil documentos guardados no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa, são referentes às diversas capitanias no período colonial. Sobre a Capitania de Pernambuco constam mais de 32 mil cópias de documentos disponíveis em microfilme de 35 mm ou em cd-rom. Fizeram parte do Projeto Resgate as professoras do Departamento de História, Dra. Vera Acioli, Dra. Maria do Socorro Ferraz Barboza e Dra. Virgínia Almoêdo de Assis.
Catálogo dos Documentos Avulsos da Capitania de Pernambuco. (no prelo).


Resgate São Paulo
Veja também os documentos do Resgate São Paulo no Site da IEB - Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo - USP