CTCM - Contexto

De acordo com Simon Hodson, do Joint Information Systems Committee (JISC), o processo científico é reforçado pela gestão e partilha de dados de pesquisa. Uma boa prática de gestão de dados de pesquisa permite tanto uma verificação confiável dos resultado, quanto a realização de pesquisas novas e inovadoras construídas sobre estoques de informação pré-existentes.


Nesta nova ambiência social, o gerenciamento de dados e a curadoria digital estão se consolidando como importantes tendências contemporâneas. No mundo inteiro, universidades e instituições governamentais estão incrementando sua infraestrutura para manter ativas ferramentas de gestão de dados. Pois, de fato, o gerenciamento de dados de pesquisa visa tornar o processo de investigação mais eficiente e atender às expectativas de universidades, de financiadores e às novas demandas por dados especializados. Isso vem sendo reconhecidos pelos principais conselhos de pesquisa do mundo desenvolvido que, a seu turno, vem sistematicamente adotando políticas públicas de gestão de dados científicos e incentivando a criação de planos de gestão de dados de pesquisa, além de incentivar o depósito dos dados pesquisados em centros de dados confiáveis, do ponto de vista da curadoria de dados.


Para refletir sobre estas temáticas, o CTCM 2017 convida os contribuidores a lançar seu olhar sobre os novos campos do conhecimento e sobre as fronteiras metamorfizadas sob o efeito gravitacional da TI. Interessa sobremaneira discutir processos, ferramentas e modelos de gestão de dados de pesquisa, curadoria digital e curadoria de dados e o desenvolvimento e implementação de políticas públicas de cultura e preservação da memória, além de possibilidades de colaboração.