Submissão - Grupos Temáticos

Sugere-se que os autores e contribuidores do CTCM_2017 submetam trabalhos que ilustrem resultados de pesquisa, projetos e/ou experiências finalizadas ou em andamento que descrevam avanços significativos nas seguintes temáticas:

  • Grupo Temático 1: Políticas públicas para curadoria, dados abertos e memória

    Processos de descentralização, democratização, mudanças legais e institucionais; Políticas de curadoria e preservação do patrimônio cultural e memorial; Funcionamento e atuação dos órgãos/instituições responsáveis quanto aos dados abertos; Mudanças administrativas, jurídicas e institucionais; Formatos legais para as políticas e gestão de dados abertos do patrimônio cultural e memorial; Estudos de caso de unidades de informação e memória que tem passado por processos recentes de dados abertos de seu patrimônio cultural e memorial.

  • Grupo Temático 2: Gestão de Dados Abertos e Cultura

    Reunião de mecanismos, processos e métodos estruturais (padrões, normas, metadados, infraestrutura e consórcios), e operacionais(preservação e conservação de software e hardware) que garantam o acesso a longo termo dos dados abertos. Dados abertos e Cultura. Dados abertos governamentais, da iniciativa privada e do terceiro setor, e a necessidade de produção, integração, acesso e disseminação de objetos digitais relativos à cultura e ao patrimônio.

  • Grupo Temático 3: Organização do conhecimento e armazenamento de dados abertos

    Abordagens epistemológicas e sistemas para organização do conhecimento; Instrumentos semânticos e sintáticos; Classificação e categorização; Redes conceituais; Padrões e melhores práticas de uso de metadados em unidades de informação e memória.

  • Grupo Temático 4: : Curadoria de Dados Abertos, Pesquisa e Memória

    Visibilidade e diversidade de acervos e valorização da memória de resultados de pesquisa; Interfaces e metodologias de análise dos fluxos de informação; modelos e plataformas de curadoria de dados abertos; Tecnologias que contemplem o conceito de interoperabilidade, crowdsourcing e/ou trabalho colaborativo. Memória Cultural e/ou memória institucional e a curadoria digital. Armazenamento, gerenciamento, proteção e compartilhamento de dados de coleções digitais para a memória.