CTCM - Histórico

O Laboratório Liber e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco organizam, desde 2011, o evento científico bianual Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória (CTCM). O evento reúne pesquisadores, profissionais, estudantes e empreendedores do campo da gestão da informação com o objetivo de promover o intercâmbio de idéias, difundir a pesquisa, metodologias, tecnologias aplicadas a preservação da memória e do patrimônio cultural. A Conferência CTCM tem como missão se tornar um fórum de referência na reflexão de processos inovadores para gestão do patrimônio memorial e cultural.

CTCM 2011

A primeira Conferência CTCM foi realizada em 2011 em estreita colaboração com a Conferência Internacional de Estratégias Digitais para o Patrimônio (DISH) e com o apoio do Ministério das Relações Exteriores dos Países Baixos e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). O evento reuniu no Instituto Ricardo Brennand cerca de 250 pessoas, entre palestrantes, convidados, profissionais e estudantes. Um marco fundamental desta conferência foi a criação da Rede Memorial ou Rede Nacional das instituições comprometidas com políticas de digitalização dos acervos memoriais do Brasil.

CTCM 2013

A segunda edição da conferência CTCM, em 2013, enfatizou o debate sobre as tendências contemporâneas e os problemas estratégicos que envolvem a tecnologia aplicada à gestão da memória no âmbito da Ciência da Informação e domínios afins. Foram discutidas as tendências universais para o tratamento, organização, difusão e acesso à informação registrada e o papel das networks no desenvolvimento de processos colaborativos. Nesse ano, em paralelo com sua programação, o evento sediou o Fórum da Rede Memorial e contou com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).

CTCM 2015

Na terceira edição, o CTCM ampliou a discussão acerca de problemas estratégicos que envolvem a gestão, preservação e acesso da memória registrada em meio digital, com ênfase no debate sobre as principais tendências contemporâneas em soluções colaborativas especialmente na curadoria de bens culturais em rede.

CTCM 2017

O CTCM em sua quarta edição, a exemplo de outros eventos da área de Ciência da Informação, vem incentivar instituições de pesquisa, organizações, gestores, investigadores, bibliotecários e equipes de Tecnologia da Informação a explorar seus papéis e responsabilidades nos processos de gestão de dados de dados abertos (open data) e de pesquisa, do inglês,  Data Management (DM). Dessa forma, se discutirá a gestão de dados abertos e de pesquisa em todas as suas nuances, além da implantação de políticas públicas relacionadas a essa gestão, à cultura e à preservação da memória.