CTCM - Objetivo

Considerando o potencial dos dados gerados pelas pesquisas e as iniciativas de dados abertos, além dos desafios que a gestão deles impõe às pessoas e organizações, o CTCM em sua quarta edição, a exemplo de outros eventos da área de Ciência da Informação, vem incentivar instituições de pesquisa, organizações, gestores, investigadores, bibliotecários e equipes de Tecnologia da Informação a explorar seus papéis e responsabilidades nos processos de gestão de dados de dados abertos (open data) e de pesquisa, do inglês,  Data Management (DM).


A gestão de dados diz respeito à sua organização, desde a criação até o seu armazenamento, divulgação, uso, reuso e preservação. Trata-se de: criar dados e planejar seu uso; organizar, estruturar, agregar valor e nomeá-los; manter, armazenar, tornar seguro, fornecer acesso a longo prazo e possibilitar seu compartilhamento e reuso. Além disso, transversalmente, envolve o desenvolvimento e implementação de políticas que deem suporte a todo esse processo.


Dessa forma, no CTCM de 2017 se discutirá a gestão de dados abertos e de pesquisa em todas as suas nuances, além da implantação de políticas públicas relacionadas a essa gestão, à cultura e à preservação da memória.


Espera-se que os participantes do CTCM 20171 observem, interajam e troquem conhecimentos e experiências sobre todo o processo de gestão e preservação de dados, sendo o evento, assim, uma excelente oportunidade para reciclagem de conhecimentos, compartilhamento de experiências e para reforçar as redes de colaboração para o avanço dos processos de curadoria.